
A linguagem de programação Basic foi criada para fins didáticos em 1964 por John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz. O nome (Basic) é, na verdade, um acrônimo para Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code. Esta, com certeza, é a linguagem que possui mais variações do que qualquer outra, indo desde o BASIC original até o famosos Visual Basic.
Microsoft Small Basic é uma ferramenta simples, mas de muita utilidade, que visa facilitar a programação na linguagem Basic. Mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a estrutura ou com códigos nesta linguagem conseguem fazer programas completos utilizando os recursos do software.
A interface
Como o aplicativo é voltado para o público mais leigo, a interface apresentada por este é muito didática e simples. Na tela principal do programa o usuário encontra a barra de tarefas, com as opções básicas, e uma janela exibindo um documento em branco, para você começar a programar.
A barra de tarefas citada contém os comandos básicos: New (novo), Open (abrir), Save (salvar), Import (importar), Publish (publicar), Cut (cortar), Copy (copiar), Paste (colar), os famosos undo (desfazer), redo (refazer) e, é claro, Run (executar), para você poder testar seu programa.

Aprendendo a programar
Embora seja fácil de utilizar o Microsoft Small Basic, é preciso que o usuário tenha uma boa noção de lógica de programação e também de conceitos como, por exemplo, laços de repetição e estruturas condicionais. Entendendo o básico dos requisitos citados, você consegue criar qualquer aplicativo utilizando este programa. É só soltar a imaginação.
Quando você começa a digitar qualquer coisa no documento em branco, rapidamente o programa mostra quais comandos existem com a letra digitada e, se não bastasse a dica, a coluna ao lado ensina como utilizar a função selecionada e também a sintaxe. Assim fica muito mais fácil, não acha?

A tela que mostra as possíveis funções da linguagem é moderna e cheia de efeitos de zoom e movimento. Vale muito a pena usufruir das facilidades do Microsoft Small Basic e, de quebra, criar seus próprios softwares. Não deixe passa a oportunidade!
